NOÇÕES DE RECURSOS HUMANOS

quinta-feira, 24 de março de 2011
0 comentários

 Recursos Humanos

A base do sistema de recursos humanos é uma avaliação feita a partir da complexidade gerada por um organismo individual ou coletivo, podendo ser social ou organizacional.
Por sistema, na linguagem direta, podemos entender como o “1.conjunto de elementos entre os quais há uma relação. 2 disposição das partes ou dos elementos de um todo, coordenados entre si, e que formam uma estrutura organizada. 3. Reunião dos elementos naturais da mesma espécie.” Dicionário Aurélio

O sistema como conhecemos nos dias atuais teve sua divulgação datada do século XIX pelo filósofo Herbert Spencer que o enxergou da seguinte forma:
a)      o crescimento;
b)      a medida que cresce torna-se mais complexo;
c)      sendo mais complexo, suas partes exigem uma crescente interdependência mútua;
d)      em ambos os casos há crescente integração acompanhada por crescente heterogeneidade.
Outra declaração do sistema é relatada na década de 30 pelo então filósofo e cientista Clause Lévi-Strauss, que dizia: “uma estrutura oferece um caráter de sistema, consistindo em elementos combinados de tal forma que qualquer modificação num deles implica uma modificação de todos os outros”

Podemos remeter tal análise ao sistema organizacional da empresa, razão está que nos leva a interpreta-la como tendo uma cultura que assimila as bases fundamentais:
     a)      filosofia administrativa;
     b)      políticas de atuação;


Mais informações »
 

Tentang Kami

 

© 2010 Recursos Humanos